TEATRO AÉREO
JANA KORB E HOPPE HOPPINSKY
[ALEMANHA]

  • FESTIVAL +, Oficina
Move Down

Categorias

FESTIVAL +, Oficina

Data

12 -14/NOV

Hora

9-12.30

Local

ESCOLA NACIONAL DO CIRCO, R. Elpídio Boamorte, 4 - Praca da Bandeira

Ingresso

ENTRADA FRANCA

PARA ALUNOS DA ESCOLA NACIONAL DO CIRCO, RIO DE JANEIRO

Ministra:  Jana Korb

Assistente: Hoppe Hoppinsky

CRIAÇÃO EM ESPAÇO CONFINADO

Crio performances aéreas no trapézio, aro circense e corda – Teatro Aéreo. Por um lado, o espaço em que trabalho está focado em novas dimensões – o espaço vertical aéreo. Por outro lado, este espaço é extremamente limitado e restrito – consistindo em só alguns metros cúbicos. Isso se tornou minha rotina performática.

Mas precisamente essa limitação oferece grande liberdade criativa e inspiração para o meu trabalho. Imagine o espaço como uma folha de papel em branco, onde a decisão de como começar é difícil. Restrinja o espaço – desenhe um quadrado, coloque uma cadeira na sala, monte um trapézio, corda, aro – e nunca o deixe: isso pode abrir mundos criativos que se estendem muito além do espaço de sua presença física. Esse método tem sido crucial para meu processo criativo e é uma ferramenta poderosa para o desempenho físico. O apliquei com sucesso não apenas à performance aérea, mas também a outras tecnicas físicas e circenses, como o  malabarismos e acrobacias, e na atuação de palhaço.

NESTA OFICINA, VAMOS PESQUISAR E IMPROVISAR EM ESPAÇO LIMITADO E ILIMITADO. TRABALHAREMOS COM OBJETOS NO CHÃO  (CADEIRAS, MESAS, etc.) E  COM APARELHOS NO AR.

Jana Korb é uma artista, trapezista e cientista cultural (FU e HU Berlin). Cria e produz teatro aéreo e circo narrativo, produzindo principalmente performances no espaço público. Como criadora e pesquisadora, ela visa um circo do futuro. Como intérprete, trabalhou em produções de Christoph Schlingensief, John Bock, Jill Greenhalgh, Kordula Lobeck de Fabris, Fura dels Baus, Eclair en l’Air, Sol’Air, Bankleer e outras. Ela produziu e se apresentou para Vaclav Havel, Horst Köhler, na Documenta, em Letni Letna, em Odin Teatret, e muitos mais. É diretora artística do Luftartistik Festspiele Berlin (Festival de Artes Aéreas de Berlim), co-fundadora do espaço cultural RAW (Berlim), e ativa no Projeto Magdalena (rede internacional de mulheres no teatro contemporâneo). Presidenta atual da Associação de Teatro no Espaço Público, na Alemanha.

Hoppe Hoppinsky é um malabarista, acrobata e performer, estudou para ser um ator e pedagogo de circo. A Manipulação de objetos é o seu foco principal, com perguntas como: “O que é um objeto? Que objetos podem ser manipulados? O que é” juggleble “? Como se livrar de objetos? Atualmente ele trabalha principalmente com bolhas – bolhas voláteis, elusivas e congeladas. Como intérprete, trabalhou na Komische Oper Berlin, no Mosaique Feuerkunst und Artistik, no Jägermeister Brass Sound System, na Kulturelle Landpartie, na Deborah Hunt e em muitos outros.

http://aerialist.janakorb.de/